terça-feira, 29 de março de 2016

PERDER O EMPREGO AOS 50






Se você perdeu o emprego aos 50, não se desespere.  Apenas respire e entenda os desafios, mas também, oportunidades que você vai encontrar.
Fato é que apesar do aumento da expectativa de vida e da necessidade de talentos neste mundo de negócios altamente mutável e competitivo, percebe-se ainda uma discriminação meio que camuflada, mas existente, em relação aos profissionais mais maduros.
Apesar das pesquisas mostrarem que certos aspectos negativos relacionados aos profissionais mais experientes não passam de mito e que a criação de estereótipos prejudica esta camada da população e as próprias organizações, que acabam não usufruindo da contribuição de profissionais mais experientes,  muito pouco tem sido feito para que esta situação mude.
Então, estariam os profissionais mais velhos fadados ao insucesso?  Definitivamente não.

Apenas, para se pensar em uma carreira é preciso, em qualquer idade, ter consciência da realidade na qual se entra, em primeiro lugar.  E por isto é importante encarar os fatos. Já em segundo lutar, deve-se pensar nas alternativas que este profissional tem dentro desta situação.

A ruptura da carreira tradicional não é simples.  Isto porque o trabalho para o profissional maduro tem uma dimensão subjetiva e fornece uma identidade importante de provedor, garantindo uma socialização, poder e aumento da renda familiar.  Quando o indivíduo rompe com a carreira tradicional, ele muda o seu papel na sociedade e também a sua percepção de si e da vida.

Neste momento, se houve uma ruptura, o profissional tem várias opções - pode mudar a carreira que tinha (virar consultor ou empreendedor), pode mudar para outra carreira, pode criar uma nova carreira (perceber um nicho no mercado e lançar algo), pode se aposentar, ou mesmo, entrar em alguns projetos de trabalho simultaneamente.  É uma oportunidade maravilhosa de retomar sonhos antigos e tentar ter sucesso com maior satisfação e flexibilidade, dois fatores procurados neste momento de vida.
Muitos profissionais que passam por esta experiência relatam que depois da turbulência perceberam que ficaram mais satisfeitos com suas carreiras, tomaram consciência de suas competências, perceberam a diferença que faziam a nível profissional em suas novas atividades, se sentiram melhor consigo mesmos, além de emocional e fisicamente e ainda passaram a ter maior equilíbrio entre a vida particular e seus novos projetos, obtendo prazer e satisfação na nova carreira.

Para passar por esta fase, a melhor opção é buscar um consultor de carreiras que poderá orientá-lo a passar pelos momentos de luto pelo passado perdido, de vazio pelo presente ainda inexistente e pelo futuro incerto cheio de possibilidades.  Isto porque estas três fases geram muita ansiedade, dor, depressão e angústia.  Não é fácil, mas é totalmente possível quando se entende cada uma das etapas e se busca conhecer o que é preciso – você enquanto pessoa, o mercado, as alternativas, o caminho a seguir, a visibilidade necessária e a abordagem ao alvo.  Um orientador de carreira poderá fazer tudo isto e ainda lhe apoiará nos momentos difíceis.

Mudar é preciso e isto você já está acostumado:  todos tivemos um dia que nos colocar de pé pela primeira vez, todos tivemos que ousar falar outras tantas, alguns disseram "sim" no altar, outros se divorciaram, outros tiveram filhos e, em meio a tantos ganhos e perdas, nesta idade, na verdade, todos já sabem levantar e continuar.  Você já tem experiência e sobreviveu a todas elas!

Busque ajuda de um consultor de carreiras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário